domingo, 23 de setembro de 2012

Receita shampoo orgânico sem sulfato


Receita de shampoo caseiro

Olá girls e boys, hoje trouxe pra compartilhar com vocês a minha receita de sabão caseiro que fiz e tô usando. Simples e beem baratinha.

Vamos ao que interessa logo:

A base do sabão é a soda cáustica. PRECISA da soda pra virar sabão. Mas a concentração é pouca e o sabão descansa pra perder o efeito nocivo da soda. Eu fiz a minha receita adaptada pois o objetivo era fazer o shampoo. É importante usar luvas.
Receita original do sabão caseiro (esse eu faço aqui em casa pra lavar louça)
  • 1 parte de soda
  • 2 partes de água fria
  • 5 partes de óleo
Receita que eu fiz o meu sabão para o shampoo:
Para fazer o meu sabão, a medida foi essa tampinha de xarope.

  • Coloquei 1 tampinha de soda (cuidado pra pegar com talheres de plástico, pois a soda corrói o alumínio) num pote de plástico de margarina usado.
  • A água é pra dissover a soda, eu troquei por bepantol + ampola de semi di lino (1 tampa de cada).Coloquei essas duas tampas junto com a soda, sacudi o potinho bem longe do rosto até o vapor subir. Mechi com a colher de plástico. Nesse momento a água esquenta e mechi qté esfriar.
  • Após a soda com líquido estiver frio, adicionei beeem devagar 5 tampinhas de óleo, sendo 3 de coco e 2 de gergelim, e fiquei mechendo por uns 15min até virar um creme. Coloquei umas 3 gotas de óleo essencial de hortelã para dar cheirinho, mas é opcional.
 Abaixo a foto do meu sabão que descansou por 1 mês em ambiente ventilado. 




Receita do shampoo:

Peguei metade do sabão que fiz, adicionei 400ml de água morna e fui amassando o sabão com o garfo, pode picar, pode ralar, pode bater no liquidificador, você escolhe.
Depois que esmaguei com o garfo, coloquei dentro de um frasco grande e fiquei sacudindo por uns dias. Coloquei algumas gotas de óleo essencial de laranja pra dar o cheiro. Ele fica beem líquido, mas espuma bem e não resseca os fios,. Muito aprovado e sai bem baratinho.
Você pode substituir a água por chá de hortelã, chá de alecrim. Pode acescentar babosa, váris coisas. Eu não acrescentei nada, somente o OE, que é conservante.
Ainda tenho metade do sabão pra outra receita.


7 Mulheres e algum homem rs?:

Anônimo disse...

Oi Camila! Tenho só uma dica, que é de segurança: ao invés de adicionar o líquido sobre a soda, você tem que fazer o contrário, ou seja, adicionar primeiro o liquido e sobre ele despejar a soda. Essa é uma regra básica d segurança em laboratório químico, pra evitar que se desprenda muito vapor de uma vez ou que espirre em você!

Vou testar a receita :)

Bjs!

Anônimo disse...

hoje, qual o resultado nos seus cabelos?

Anônimo disse...

sera que nao posso pegar o sabao de glicerina ja pronto e fazer o mesmo?

Anônimo disse...

muito perigoso o uso de soda é altamente corosivo, aconselho quem quer fazer shampoo caseiro usar um sabonete glicerinado de farmácia ou sabão a base de óleo vegetal como sabão de Castela

Anônimo disse...

Adorei essa receita eu tenho vários frascos de óleo em casa e já vou começar a fazer o meu sabão de banho e cabelos,não quero tão já usar nenhum tipo de sabonete em mim só se for natural e artesanal,agradeço por ter compartilhado essa receita de sabão.

Anônimo disse...

Eu fiz o meu ontem a noite e hoje pela manhã fui correndo ver os resultados e realmente virou sabão sim,deu super certo,agora é só ficar descansando para eu poder fazer o uso dele,ficou bem cheiroso o meu sabonete,eu usei óleo essencial de cedro,melaleuca e alecrim,usei chá de capim cidreira no lugar da água coloquei em forminhas de silicones para ficar bem moldado,usei como medida para essa receita xícara medidora de 1/3 me renderam 4 fofurinhas cheirosas com 6 tipos diferentes de óleos que estavam encalhados aqui em casa quando eu fazia umectação,parabéns por ter nos dado está receita que para mim foi fabulosa e fantástica adorei as receitas beijos a todas vocês.

DENISE SOLANO disse...

Oi.....
Eu ainda me lembro bem desta receita Maravilhosa e quero muito que você continue postando resenhas no pop por aqui .
Cadê você miga linda????

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...