domingo, 28 de outubro de 2012

Dicionário capilar - Cachos


Oie, boa noite tudo bem meninos?  Eu, gri -pa -da ¬¬ coisinha chata para quem curte cuidar dos cabelos, tem nada não, existe difusor (di o que??) rsrs


Tenho mania de deitar no chão do quarto e ficar lendo kkkk achei minha cara essa bonequinha ai lembrei de Dezinha e seus livros.

Quando converso com uma cacheada, principalmente aquelas que estão aprendendo sobre seus cabelos e quando comento sobre uma técnica ou corte, ficam um pouco perdidas. Quer ver? Se eu disser: ‘’ quando tempo vc está na transição? Ou, quando fará o seu Bc, vc já testou fitagem? Palavrinhas já conhecidas entre cacheadas, que por sinal são muitas. Vou fazer uma listinha se alguém lembrar de algo mais vou adicionando, se tiver dúvida de alguma sigla, algum nome diferente podem falar que coloco aqui. Algumas pode até parecer besteira, mas para algumas pessoas é algo novo.


Vamos montar um dicionário?? Aceito ajuda hein.


Abacaxi =  Aaaah um pequeno truque para acordar com os cachos quase intactos (eu disse quase, pois eu deito de um jeito acordo de outro, complicado rs), é jogar seus cachos todo para frente ou para o alto da cabeça e prender sem apertar, fica parecendo mesmo um abacaxi, deu fome rs,  aqui um vídeo. 

BepantolEncontra se em pomada ou líquido, muito usados pelas mamães para assaduras de seus babies . O Bepantol possui na sua composição Dexpantenol, que é vitamina B5, responsável por estimular a cicatrização, imagina no cabelo hein, a Lucy conta algumas maneiras de usar 


BC big chop = Grande corte eu usaria GC sou brasileira, enfim muitas das técnicas que conhecemos hoje, veio por meio de americanas. Um corte onde vc tira de uma só vez toda a parte lisa. Na maioria das vezes vc tem pouco cachos naturais, muitas realizam o corte joãozinho.

Co - Wash = Lavar os cabelos com condicionador, é mais para cabelos secos ou para quem pratica o  No poo.

Coquezinho/coquinho ou Bantu = São coques pequenos!Quando vc tem duas texturas, cabelo natural e ainda partes lisas e para igualar, com os cabelos úmidos vc divide os cabelos em mechas finas e faz pequenos coques em toda a cabeça, quando seca e vc solta, vc tem cachos . Aqui tem

Cronograma Capilar = Separar máscaras por fase hidratar, nutrir e reconstruir, cada uma tem o momento certo de usar, pois uma fase depende da outra, quem começou toda essa historia lá na comunidade do orkut em 2010 e agora em seu blog. E sim faz muita diferença nos fios.

Day after = Dia depois, dia posterior a lavagem, por exemplo você lavou hoje hidratou, finalizou e confere o resultado no dia seguinte.

Difusor = Peça redonda que é acoplada ao secador encaixado na saída do ar, ajuda a definir os cachos ao mesmo tempo que seca. Olha aqui com Grasi

Emoliente = Produtos com óleos, manteigas vegetais, gorduras , produtos que ajudam a restaurar a oleosidade dos fios.

Enluvar = No momento da hidratação, divide os cabelos em mechas e todas as mechas e aplica se o creme e... Estou pensando como explicar kkkkk aaah já fizeram ou viram alguém fazer rapel? Então daquele jeito que segura na corda vc deve segurar na mecha, aperta a mecha na palma da mão da raiz e desliza ate até a ponta, com as duas mãos bem rápido várias vezes, pois nesse momento vc está fazendo o creme penetrar nos fios com o calor da suas mãos  ain gente será que deu pra entender kkkkk? Oh veja este vídeo você vai entender 



Fitagem = técnica de finalização, pentear com os dedos, apertando  entre os 4 dedos mechas fininhas da raiz  e deslizando até as pontas. Solta e sacode um pouco. Serve para definir Aqui tem


Fronha / touca de cetim = Antigo truque, serve para dormir sem bagunçar muito os fios, diminui os frizz, por ser um tecido liso, escorregadio  pois evita atrito dos fios com o tecido e evita a perda de oleosidade dos fios. Serve para quem faz escovas também. E nem precisa ser fronha, dá para comprar um pedaço de tecido ou lenço e envolver no travesseiro

Gel de linhaça = Gel natural hidratante, ajuda eliminar os frizz e define. Cozinhando as sementes, olha a receita aqui

LN = Liga neutra, sim aquele pó que usa na mistura do sorvete, que quando vc dissolve uma colher em  100ml  de água vc faz um gel muito bom, define , segura e diminui o frizz, só não serve pra usar direto ou, puro pois pode com o tempo ressecar. Usando direitinho é ótimo. Aqui no blog da Raquel 

Low No poo = Técnica onde deixamos de usar produtos, que traga em sua composições sulfatos, silicones insolúveis e derivados de petróleo Lista dos ingredientes proibidos e produtos liberados e aqui ótimas explicações. 

OE = óleo essencial essa conheci semana passada, Camila falando oe oe eu lesa sem saber kkk fui ver o post dela e entendi kkk coisasdenara

Permanente afro = Aplicar nos fios creme tioglicolato de amônia e enrolar finas mechas de cabelo no bigudin (tipo de bob) Aqui com  Danyzynha minha xuxu

Plopping = Forma diferente de usar toalha ou camisa de algodão para secar e ao mesmo tempo definir os cabelos aqui

Potencializar = Adicionar ampolas de tratamento, queratinas ou óleos vegetais em produtos que para você é fraco como um condicionador/ leave in aqui com óleo e hidratações com bepantol e aqui com ampola

Produtos BB = Essa é fácil bom e baratos , olha umas dicas aqui

Ritual Devacurl =  Deva são produtos orgânicos importados para cabelos cacheados, crespos e ondulados. Quando chegou ao Brasil , trouxe também técnicas de lavagem e  finalização, todo um ritual um passo a passo mesmo, e que adaptadas ao Low No poo, ah Kah mostra aqui. Eita blog vicio rs.

Transição = Quando vc está com os cabelos alisados ou relaxados e resolve deixar a química, ai passa por um grande processo de parar de usar a química e esperar crescer, ai vc passa um tempo com duas texturas de fios, a parte relaxada e o natural. 

Tipos de fios 2a/b/c - 3a/b/c - 4a/b/c = Classificação dos cachos que vai dos mais abertos aos mais fechadinhos, essa classificação ajuda muito na hora d e você comprar produtos, e fazer tratamentos. A divertida Claudia menina doce mostra aqui

Twist - out ou torção = Técnica de torção de mechas com cremes ou óleos vegetais em cabelos úmidos  para mudança de textura dos fios aqui com a Rosa e aqui com Claudia 

Umectação = Selar os fios com óleos vegetais , pode ser com o cabelo sujo,uma hora antes de lavar, antes de dormir, e assim tirar pela manha, com os cabelos lavados apenas com shampoo, vc aplica o óleo deixa um tempo e depois por cima aplica o creme de hidratação. Para cabelos secos, ressecados, com frizz. Aqui e aqui


Uffa , rs gente será que tem mais?? Se tiver ou quiserem saber algo, é só deixar nos comentários ou no email assuntosdemulher@live.com, que adicionaremos aqui.



E ai o que acharam?  Ficou cansativo? Gente estou com esse post guardado desde de fevereiro, iniciei e fiquei pensando, será que vale mesmo essa postagem? Pensei ah tem coisa que é besteira e fácil de entender, mas com o tempo conhecendo novatas voltando a ter cachos, e vi que vale esse pequeno guia, então adicionei novas palavras e alguns links de blogs que acho super interessante, muito bom para quem ama cuidar de seus cabelos. Sempre que possível vou adicionar blogs aqui.



Beijks tenha um ótimo início de semana 
Nara Carvalho.



21 Mulheres e algum homem rs?:

Ivany_souzas disse...

Amei! :)
Muitas cacheadas agradecem, Narinha!
Beijinhos, flor!

Nara Carvalho disse...

Iva minha uvinha rs

Obrigada, que amor ter vc aqui meu anjo.

Obrigada de coração. Beijks

FLÁVINHA disse...

muito bom bem explicadinho.

Danny Personal Beauty disse...

Adorei o dicionario, ajuda e muito pq eu me enrolo as vezes kkkk agora tenho onde me orientar kkk.

bjos

Rosangela disse...

Ficou ótimo Nara. Obrigada pelo link.
Beijocas

Sonia Salvador disse...

Excelente Nara! Muitas vezes fico perdida ... kkk, no início passei dias para descobrir o que era vitamina T ... kkk. Depois foi LOC ... kkk.

Bjus

Anônimo disse...

Nara, que post MARA!!!
Irei até salvá-lo para “linkar” nas minhas próximas matérias sobre caracóis ^.~
Isso não é retribuição ao link (obrigada por linkar o Acorda, Bonita!), é por merecimento seu!!!

Amei ao cubo este artigo.
Nós cacheadas realmente temos um vocabulário próprio.
Chega a ser engraçado falar sobre “abacaxi”, “Twist”, “Ritual”, “BC”, “BB”, “OE”, “LN” etc e tal. Rsrs
É de confundir qualquer uma que queira ingressar no mundo Curly! Rsrs

Certamente seu post será de grande ajuda para nossas “calouras cacheadas”, rs.

Mudando de assunto, não me canso de dizer: Estou MEGA feliz por você voltar a postar!!!
Beijos no coração
Kah

Lucy Viana disse...

Amiga quanta coisa legal! Não conhecia tudo... o abacaxi eu ja vi naquele site curly niki, e o Ronaldo até tinha ele no meu blogroll, mas ele sumiu, não escreve mais... Fiquei triste!! Ele é muito gente boa!

Obrigada pela indicação linda.
Beijos
Lu

Nara Carvalho disse...

Flavinha, que bom vc por aqui florzinha. Bem vinda sempre.

Obrigada pelo carinho.

Nara Carvalho disse...

Danyzynha

Minha chamego rs. gostou?? Que bom quando comecei lembro de ficar meio zonza kkkkk tbm.

Beijks minha linda

Nara Carvalho disse...

Rosangela

Obrigada minha linda, o link, eu que agradeço seus posts são esclarecedores e ajudam muitas meninas.


Mil beijos obrigada pela visita.

Nara Carvalho disse...

Sonia Salvador

Menina vamos logo marcar esse encontro aqui viu rs.

Boaa vitamina T e Loc faltou né, o Loc vou ver direito o que é kkk.

Obrigada pela ajuda minha linda.Volte mais vezes

Beijks

Nara Carvalho disse...

acorda-bonita

Dona Karina bonita, que amor vc aqui kkkk.

Oh meu anjo obrigada, quando comecei la acho que em fevereiro a montar(começo a escrever e largo rs) achei que seria de grande ajuda para as novatas e até para nós que já estamos acostumadas , as vezes esquece ou confunde técnicas e tal.De lá para cá descobri novas técnicas palavras siglas rs. Então é um dicionario nosso rs.

E quando eu linko é para que mais pessoas fiquem cada vez mais informadas, não só com meu blog mais com tantos outros que tbm são base para mim.


Aaah obrigada, vc foi uma das pessoas que me incentivaram a voltar, e tem em feito bem.


Eu que fico Mega feliz de ter todas vcs por aqui.


Mil beijos

Nara Carvalho disse...

PRODUTINHOS NO CABELO AND MAKEUPS

Lucy loirinha rsrs.

Né menina tem muita coisa legal, falta mais vou descobrindo estudando rsrs e postando aqui.

O Ronaldo está em uma linda mudança de fase, renovando seu ciclo de vida, já já ele volta, precisamos muito desse menino rs. Apesar de esta muito muito feliz por ele, quero q ele volte logo a postar kkkk.

Eu que agradeço pelos seus post.

Beijão minha querida.

Sonia Salvador disse...

Assim que eu me organizar marcamos um encontro. Prometo!

Bjus

Nara Carvalho disse...

Sonia,

Certo minha querida. Beijão.

Anônimo disse...

Tem selinho lá no blog para você é o Prêmio Dardos. Bjus

Anônimo disse...

Qta informação bacana! Seguindo o blog :)

Unknown disse...

Gente,por que eu não vi esse post antes ! Tudo de bom,ótima explicação,meus cachinhos agradeceram muito meninas !

Vcs já falaram sobre transição especificamente ? queria muito saber sobre o assunto.

Beijocas ;***

Unknown disse...

Narinha e Camila!!! Que saudades!! Achei o blog de vcs por acaso, não sei se vão lembrar de mim, mas eu sou da época de orkut, participava da comunidade cabelos cacheados.
Bjs!

Anônimo disse...

Meninas, parabéns! Super esclarecedor! Valeu, adorei mesmo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...